Os modelos conservadores de aprendizado compostos de salas de aula, livros, bibliotecas, foram acrescidos dos Encontros, Congressos e Seminários, locais de desenvolvimento do conhecimento através da troca de experiências de autoridades nos mais diversos assuntos.
Aconteceu em Florianópolis/SC, de 14 a 16 de Outubro, mais uma ótima programação, o 1º Seminário Internacional GUIDE de Educação Superior Virtual, promovido pela própria GUIDE Association (Global Universities in Distance Education) em colaboração com a UnisulVirtual, do Brasil, o CEDIPROE (Centro de Diseño, Producción y Evaluación de Recursos Multimediales para el Aprendizaje), da Argentina e a USGM (Università degli Studi Guglielmo Marconi), da Itália. O Seminário conferencistas de renome mundial da Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México e Uruguai.

“Temos problemas para resolver no ensino, não só no virtual, mas também no presencial. E são basicamente os mesmos. Os estudantes precisam crescer em competência linguística, pois hoje os estudantes falam de 300 a 700 palavras. Muitos são praticamente analfabetos. Outra necessidade é a de criar competência cognitiva e narrativa nos estudantes. Deste modo, não podemos pensar em problemas no ensino a distância e sim na educação como um todo”, disse.
Para Lindo, é importante ter flexibilidade curricular para facilitar a iniciativa do aluno, ter qualificação dos resultados, para a segurança da qualidade do que se oferecendo. Um outro ponto importante abordado pelo palestrante, é a questão da informatização. Ele defende que hoje em dia todas as universidades têm condições de se informatizar, e com isso facilitar a vida acadêmica, tanto nos trâmites administrativos como nos conteúdos oferecidos.
“Se as universidades continuarem resistindo para oferecer uma informatização total do ensino e levar dois anos para implementar novos currículos estaremos “criando fósseis acadêmicos”, finaliza. (informações do evento extraídas do portal http://portal2.unisul.br/content/jornalunisulhoje/home/integradanoticia.cfm?objectid=AC912C9C-3048-6857-88575F145CE781EF&secao=Eventos)
Quando se fala em tecnologias temos um campo vasto que agora com o advento dos computadores e da internet poderemos ter uma gama de outras atividades, mas, verifica-se que ainda temos outras formas de inovações tecnológicas, tais como a Teatro,fotografia, televisão,rádio, vídeos, slides, sarau,poesias,retroprojetor entre outros, que não podemos de forma alguma descartar, o que me inquieta hoje em dia são alguns posicionamentos a respeito de “Tecnologias na Escola” temos um problema muito sério, pois quando se fala nesta dita tecnologia só se pensa em computador e internet, mas, na verdade não é só isso, o chato é vermos colegas sendo repetitivos nesta forma de se expressar, tendo em vista que todas as outras formas que já citei são importantes sim e usuais no dia a dia da escola e na formação do educados é só por em pratica, pois possuem um papel muito importante e alternativo para a pratica docentes em qualquer nível de ensino.
ResponderExcluirParabéns por seu trabalho e texto construtivo e educativo.
http://projetosead.blogspot.com