SBPC 2010 e EAD - Bons Ventos para a Educação Brasileira

Você sabia que há perspectiva de termos nesta próxima década mais alunos fazendo graduação a distância que alunos fazendo graduação de forma presencial convencional? Isso mesmo. Apoiada nas novas tecnologias de informação e comunicação, com os recursos de computador e da internet, a educação a distância é a mais conveniente e flexível forma de aprimorar conhecimentos e competências. Obter um diploma universitário, de aperfeiçoamento, de pós-graduação ou mesmo um certificado de curso de curta duração, é possível para quem morar em qualquer lugar no Brasil ou no exterior. A vantagem é o estudo nos horários de folga no trabalho ou quando se está em casa (em qualquer dia e hora, inclusive sábados, domingos e feriados).

Esse e outros importantes assuntos serão apresentados e discutidos na 62ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo tema central é “Ciências do Mar: herança para o futuro”. O evento ocorrerá de 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).

A edição 2010 oferecerá conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, mini-cursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também serão realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

 A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED participa da programação científica com uma mesa-redonda de especialistas em EAD abordando os seguintes aspectos: os estudos que sugerem que cursos online ou blendedpodem alcançar qualidade superior a cursos exclusivamente presenciais; a expansão da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o Programa Nacional de Banda Larga; o perfil socioeconômico do aluno de graduação a distancia no Brasil; mestrado e doutorado a distancia, quando finalmente teremos no Brasil? A mesa redonda será dia 26 de julho de 2010 no horário das 15h30 às 18h00

A Reunião da SBPC é realizada desde 1948. Trata-se de um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas. A cada ano, o evento é realizado em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.


(fonte: ABED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário